Fotos: Júnior Cabral – SAAE/SECOM
Notícia do dia 15/05/2026
Com a parceria entre Prefeitura de Parintins e Governo do Amazonas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) deu início nesta sexta-feira (15) à transição para o novo sistema de abastecimento da cidade, do Programa de Saneamento Integrado (Prosai Parintins). O trabalho vai integrar os cinco poços aos três reservatórios da Central de Reservação e Distribuição (CRD-02), com capacidade de mais de 1 milhão de litros, à rede de distribuição para atender 10 bairros da cidade.
A parceria junto ao Estado, comandada pelo prefeito Mateus Assayag e pela vice Vanessa Gonçalves, é mais uma para trazer qualidade aos serviços prestados no município.
O diretor do SAAE Parintins, Marquinho da Luz, esclarece que o trabalho de transição é realizado por partes e que os efeitos podem refletir na distribuição.

“Nesse primeiro momento a distribuição pode ter baixa pressão, ou seja, a água pode chegar fraca nas casas, mas vai melhorando gradativamente, pois estamos adequando da queda do reservatório para as casas e temos que ver a capacidade da rede”, explica.
Ele afirma que, na medida em que o trabalho avança, efeitos como forte cheiro de cloro podem ser sentidos, mas tudo dentro do programado para esta fase. “Vamos fazer o possível para interromper de maneira mínima a distribuição de água, mas é importante que a população tenha reserva em casa para utilizar, caso haja paralisações provisórias no CRD-02”, completa Marquinho da Luz.
O SAAE Parintins disponibilizou o Serviço de Atendimento ao Cliente, pelo contato (92 99479-7873), para informações sobre o andamento do serviço na cidade.