Prefeitura de Parintins revoluciona pecuária no Mocambo do Arari com mecanização inédita de pastagens degradadas

Prefeitura de Parintins revoluciona pecuária no Mocambo do Arari com mecanização inédita de pastagens degradadas Fotos: Éder Repolho - SECOM  Notícia do dia 18/11/2025

Há mais de um mês, a Prefeitura de Parintins concretiza uma ação inédita de mecanização agrícola no Distrito do Mocambo do Arari, com o objetivo de recuperar pastagens degradadas e fornecer suporte essencial aos pequenos criadores de bovinos. O plano operacional da gestão do prefeito Mateus Assayag e vice-prefeita Vanessa Gonçalves visa o fortalecimento da pecuária local, preparando áreas para o retorno do rebanho à terra firme na enchente do próximo ano.

 

Até o momento, 50 hectares de pastagens já foram preparados, com a expectativa de que o trabalho inicial atinja mais de 120 hectares no total. O serviço é operacionalizado pela Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempa), com o uso de duas patrulhas completas, com tratores e implementos agrícolas da Prefeitura de Parintins, por meio de uma frente de trabalho inédita. A iniciativa tem sido recebida com grande satisfação pelos produtores, muitos dos quais enfrentavam dificuldades extremas devido à degradação do solo e à falta de pasto.

 

O prefeito Mateus Assayag destaca a importância da mecanização e da recuperação de áreas degradadas para o desenvolvimento sustentável do município. Segundo ele, a modernização das práticas produtivas é um passo essencial para aumentar a eficiência no campo, reduzir custos, cuidar do meio ambiente e melhorar a qualidade de vida dos criadores. “Queremos assegurar que nossos criadores tenham acesso aos melhores equipamentos e ao conhecimento necessário para trabalhar de forma mais produtiva e segura”, afirma. 

 

 

Satisfação e esperança dos produtores

 

​Lino Batista, criador e comprador de gado, foi o primeiro a ser atendido e expressou seu contentamento com a mecanização do governo municipal. "É muito bom esse trabalho que estão fazendo aqui, essa ação do prefeito Mateus. Isso nunca tinha acontecido e chegou no momento em que estávamos mais precisando. O problema da terra, com a falta de capim para o gado, já estava passando do limite aqui", declara o criador que já planeja preparar mais uma área em 2026.

 

​Lino está com seu rebanho na várzea do Primeiro Lago, alugava campos e cortava capim para manter o rebanho. "Só esse meu campo não é suficiente, eu alugo mais 15 hectares. O lote aumentou para 200 rezes. Mesmo assim, ainda me 'aperreio', perdi umas 12 rezes este ano porque não tinha pasto. Levamos o rebanho para a várzea, e ele chegou fraco, tivemos prejuízo. Temos que agradecer muito ao prefeito Mateus por essa ação por nós", acrescenta. O criador tem confiança que a mecanização em oito hectares já diminua a escassez de pasto em 2026. 

 

 

O produtor Domingos Teixeira, o Goti, compartilha a realidade vivenciada. "Estava uma tristeza o campo porque não aguentava mais nosso gado. Este ano eu não tinha mais nem esperança de colocar gado, não tinha mais condições. A pastagem não prestava mais, a terra estava muito dura. Esse trabalho é um sonho realizado que a gente esperava há muitos anos", comemora. 

 

O criador, que tradicionalmente leva o rebanho da terra firme do Mocambo do Arari para a várzea do Paraná do Arco durante a vazante do Rio Amazonas, pela abundância de capim natural, também manifestou agradecimento às lideranças envolvidas na realização dos serviços de mecanização, ressaltando que investiu em combustível, calcário e apoio para a equipe de operadores de máquinas pesadas da Secretaria Municipal de Produção.

 

​Acompanhamento Técnico

 

​O plano de trabalho em andamento é uma ação estratégica do governo do prefeito Mateus Assayag e da vice-prefeita Vanessa Gonçalves, e do secretário de Produção Tião Teixeira. A Prefeitura de Parintins também contribuiu com o apoio logístico para a chegada de mais de 300 toneladas de calcário adquiridas pelos próprios criadores, essenciais para o sucesso da mecanização.

 

​O acompanhamento técnico dos serviços é realizado pelo engenheiro agrônomo Ronald Gonçalves, Coordenador de Produção da Sempa. O prefeito Mateus Assayag, em uma iniciativa inovadora, arcou ainda com os custos da análise de solo das áreas contempladas. O levantamento chegou a 50 produtores que se cadastraram no programa de mecanização agrícola e se prepararam antecipadamente para a aquisição de insumos necessários. 

 

 

Ronald Gonçalves detalhou as etapas do trabalho.​"Começamos com o diagnóstico das áreas no mês de junho e identificamos o problema das pastagens degradadas. Coletamos amostras de solo para análise em laboratório, para que a gente possa fazer a correção com aplicação de calcário, de fertilizantes, condicionantes para uma pastagem de qualidade. A fase final do trabalho será a aplicação dos adubos com as sementes", explica. 

 

​O resultado esperado é o aumento da produção local. "As áreas estarão prontas para o gado que sair da várzea para passar a enchente na terra firme. Esperamos um resultado no produto final, com leite, queijo e carne, na mesa da população," assegura Ronald, destacando ainda o benefício ambiental da mecanização. "Geramos um impacto ambiental muito grande, sem derrubar uma árvore da floresta nativa, com esse trabalho de recuperação", complementa.