Prefeitura de Parintins amplia participação da zona rural nos 40 anos dos Jogos Escolares

Prefeitura de Parintins amplia participação da zona rural nos 40 anos dos Jogos Escolares Com recorde de atletas e inclusão inédita de estudantes indígenas, a gestão de Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves reforça apoio logístico e incentivo aos talentos do interior

Prefeitura de Parintins amplia participação da zona rural nos 40 anos dos Jogos Escolares Fotos: Éder Repolho - SECOM Notícia do dia 03/11/2025

Com 11 meses no comando da Prefeitura de Parintins, o prefeito Mateus Assayag e da vice Vanessa Gonçalves tem dado um olhar especial para o esporte, tanto na cidade como na zona rural. A edição especial de 40 anos dos Jogos Escolares de Parintins (JEP’s), bate todos os recordes de participação de escolas e estudantes. Este ano, 336 atletas de 11 escolas do campo participam da disputa. No total, as escolas da rede municipal têm a participação de 1.057 alunos inscritos, 393 são alunos da área urbana.

 

“Estamos muito empolgados com as delegações que estão vindo do interior, inclusive da área indígena, onde a secretaria de esporte foi até lá, fez a seletiva e detectaram 34 talentos que agora estão aqui participando desses jogos escolares. Temos todo o apoio da Prefeitura com alojamento, alimentação, transporte e hospedagem, inclusive, a própria Arena está disponibilizando seu alojamento para os atletas”, destaca a coordenadora de Educação Física da Secretaria de Educação, Nataly Cardoso. 

 

 

A coordenadora afirma que “a vinda desses atletas da zona rural e da área indígena é um marco nos jogos e para a administração do prefeito Mateus Assayag e a vice Vanessa Gonçalves. Eles vêm muito empolgados, com muita vontade de vencer para, posteriormente, estarem classificados para as próximas etapas”. 

 

O apoio da Prefeitura de Parintins às delegações da zona rural com transporte, alimentação e hospedagem não só garante participação, mas revela talentos e alimenta sonhos de crianças e jovens que almejam representar sua escola e o município em competições locais, regionais e nacionais. 

 

Emocionada, a atleta Mirela Miqueles, 12 anos, foi medalhista de bronze na prova do arremesso de peso e afirma que estar aqui é um sonho realizado. “Não é fácil a gente ter uma oportunidade dessas, ainda mais para a nossa área, mas com esforço e dedicação, a gente supera qualquer obstáculo. Também quero agradecer muito meus professores que me incentivaram e familiares que ficaram na comunidade e estão torcendo por mim. Quando eu pisei na pista e vi meus adversários, pensei logo, eles são melhores do que eu, mas dei o meu melhor e fiquei em terceiro lugar”, disse satisfeita. 

 

 

Participação de estudantes indígenas

 

Outra conquista da zona rural é a participação inédita de 34 estudantes indígenas de sete escolas da região do Uaicurapá, que irão competem nas provas de Atletismo de pista e campo, competição essa que exige força, velocidade e resistência. 

 

O coordenador da comissão de atletas da área indígena, Edivaldo Batista, agradece ao prefeito Mateus Assayag, a vice Vanessa Gonçalves e a equipe de esporte pelo apoio logístico. “Pra gente é muito importante participar dessas competições. Nos alojaram em um local muito bonito, que é a Arena Olímpica. Nossos atletas estão muito contente por ser bem recebido aqui pela primeira vez. Então, isso nos dá uma visão diferente com todo apoio que estamos recebendo para nas próximas competições estarmos mais preparados e animados, pelo alojamento, pelo acolhimento da Prefeitura, da forma que a equipe se preocupou em alojar, assim como o transporte e a alimentação”, ressalta.

 

Os Jogos Escolares de Parintins são promovidos pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer - Semjel, da Secretaria Municipal de Educação - Semed, reunindo atletas da rede municipal, estadual, federal e ensino privado. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira, 3 de novembro, a partir das 17h, na Arena Olímpica Rubem dos Santos.