
O protagonismo na adolescência foi tema do 1º Encontro de Adolescentes realizado pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEMASTH) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). As atividades aconteceram nesta quinta-feira, 18 de setembro.
O encontro do grupo de apoio Expressão de Adolescente: Construindo Novos Caminhos reuniu participantes na faixa etária de 13 a 17 anos, inseridos no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), que tiveram seus direitos violados ou estão em risco social, referenciadas no CREAS.
A atividade destacou a importância do protagonismo juvenil, incentivando os adolescentes a reconhecerem seu papel na sociedade, desenvolverem habilidades sociais e fortalecerem a autonomia. Por meio da roda de conversa, os adolescentes participaram de dinâmicas, palestras e vídeos, enfatizando as escolhas e o sentido da vida em alusão ao setembro amarelo.
A palestrante, psicóloga Francesca Oda, enfatizou que a adolescência é uma fase marcada por grandes transformações emocionais e físicas em constante construção na busca pela identidade. “O CREAS é um espaço seguro de escuta, dialogo e reflexão, promovemos atividades em formas de dinâmica que vão favorecer o autoconhecimento, a valorização do potencial individual e coletivo, além do projeto de construção de vida que será o novo tema do grupo”, informou.
No grupo estão adolescentes que passaram pelo Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA), que continuam a receber atendimento da Prefeitura de Parintins com oportunidades em cursos profissionalizantes através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), fortalecendo a autoestima e perspectivas de futuro.
A gestão do prefeito Mateus Assayag e Vanessa Gonçalves prepara-se para a implantação do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), uma iniciativa que faz parte do Selo Unicef.